terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Friozinho na barriga (Aula 21/02)

Último encontro antes da saída! O nervosismo começa a aparecer por parte de alguns alunos e ansiedade por parte das professoras. Renata e eu programamos o encerramento da próxima quarta-feira e, o que a priori seria somente uma saída de palhaços, ganhou novidades e ares de finalização de oficina. Vamos aproveitar o Marcha, Palhaço, a dança circular e os números do jornal. De novo, apresentamos o conflito da banana, que atende aos mesmos princípios do jornal e também será aproveitado na saída. Diogo, meu irmão que é percussionista e integra o Nariz de Cogumelo como músico dos espetáculos, dará uma ajuda a mais e acompanhará a saída do grupo. Para isso, foi nesta segunda conhecer a turma e já experimentar algumas coisas para o nosso encerramento.

Antes de começarmos as atividades, sentamos com os alunos para já acordarmos algumas questões relativas ao dia 23. A primeira delas é a proposta de mudança da Praça da Piedade para o Campo Grande, motivada por algumas observações feitas por amigos palhaços que têm notado um clima não muito agradável na Piedade: um ambiente pesado, experiências difíceis de apresentações de palhaço no local e por aí vai. A outra é combinar os horários: marcamos de nos encontrar 30 minutos mais cedo que o habitual, para não atrasar a saída (marcada para as 10h30, no Campo Grande). Por último, os figurinos que ainda estão em aberto. Há grandes chances de, na quarta, termos que improvisar figurino com alguns alunos.

Nesta conversa, L. mostrou novamente uma insatisfação com “esse negócio de palhaço”. Acho que ela está achando tudo bobo demais, “sem ter pra quê”... O depoimento dela não foi tão explorado porque já havíamos conversado demais e estávamos atrasados para o começo das nossas atividades. A programação do dia previa passar o conflito da banana, revisar os números e ainda ensaiar o que vamos fazer na finalização.

Diogo, que foi apresentado aos alunos, participou generosamente do começo ao fim do encontro, inclusive no nosso aquecimento.

Introduzimos, então, o conflito da banana. Um “princípio de cena”, como foi no caso do jornal: um palhaço come a sua banana enquanto o outro, com fome, tenta roubar a banana do parceiro. Fizeram R. e J., L. e N.. As outras duas duplas ficaram com a cena do jornal. L. e N., que não conheceram a proposta do jornal na aula passada porque saíram mais cedo, ficaram notavelmente interessados. Percebi um “plim” em L., que passou a sorrir, dar risada, comentar com entusiasmo as coisas que via. Acho que a proposta de cena, ter algo para apresentar, conquistou mais as expectativas dela.

As quatro cenas (duas do jornal e duas da banana) foram então ensaiadas, maturadas e re-ensaiadas. Naturalmente, são números bem curtos, com finais inusitados e performances diferenciadas. Mas temos sim, algo para compartilhar e estamos todos (acredito) muito felizes com isso.

Problema, contudo, na cena de G.. E., seu parceiro, faltou nesse dia sem dar satisfação. Já andávamos preocupadas com ele, que chega sempre uns 20 minutos atrasado na aula. Sem dupla para G., Renata acabou tomando a vez e ensaiou com ela a cena do jornal, no caso de E. faltar novamente.

Após um trabalho mais atencioso nas cenas (que receberam acompanhamento de Diogo), partimos para o que será a sequência da saída:

  1. Chegada na praça com Marcha, palhaço, até o comando “volta ao mundo”
  2. Dança circular
  3. Iupiiiii!
  4. Abre para apresentação dos palhaços (Renata e eu apresentamos um por um, pelo seu nome paspalho)
  5. Banana: Forestino Comcerteza e Basquetino Roial
  6. Banana: Pochente Mão-de-aço e Charmosilda Coxuda
  7. Jornal: Seu Feijão Minguinho e Zé Bão Dismilingüido
  8. Jornal: Garrafinha Meliga e Pontualdo Sentaí (ou Velcra Neon)
  9. Agradecimento e Encerramento
  10. Marcha, palhaço: Saída da Praça

No nosso encerramento do dia, Renata com sua sapiência de artista+psicóloga fez uma dinâmica com o grupo muito linda, quando cada um deveria jogar no gigante nariz de palhaço imaginário que estava ao centro, todas as suas expectativas para a quarta-feira. Nervosismo, frio na barriga, sorrisos, alegria, aplausos. Muitas palavras surgiram, acompanhando as muitas sensações nestes preparativos.

Espero que E. não falte. Espero que eles cheguem às 09h30. Espero que levem suas roupas. Espero que os familiares compareçam. Espero que Renata e eu saibamos conduzir a saída. Espero que eles gostem. Espero que eles se divirtam. Espero, espero, espero...

Olha que professora ansiosa eu sou...

Pra liberar os nervosismos e atrair todas as cores para a nossa saída, eu deixo aqui, mais uma vez, o nosso grito:

“IUUUUUPIIIIIIIII!!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário