As oficineiras

A oficina tem coordenação e facilitação de Laili Flórez, licenciada em teatro e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, ambos os cursos pela Universidade Federal da Bahia. Laili Flórez atua profissionalmente como palhaça há seis anos e como professora de teatro há quatro. Trabalha desde 2008 na escola Lua Nova com crianças do ensino fundamental. Lecionou nos anos de 2006, 2007 e 2010, no Instituto Pestalozzi da Bahia, com adultos com deficiência intelectual.

Palhaça Floricota (Laili Flórez)
Por: Tiago Lins
Como palhaça, possui formação com os seguintes artistas: Alexandre Luis Casali (2007), João Lima (2009), Joel de Oliveira (2009), o grupo La Mínima (2009), Angela de Casytro (Londres/Brasil) os argentinos Diego Outon (2004), Nanny Cogorno (2008) e Fogonazo (2008 – em Buenos Aires, durante a 12ª Convención Argentina de Malabares, Circo y Espectaculos Callejeros), o espanhol Pepe Nuñez (2009) e a suíça Gardi Hutter (2007). 

Foi contemplada em 2010 junto ao Nariz de Cogumelo (grupo do qual integra desde sua formação, em 2006) com os prêmios Carequinha de Estímulo ao Circo e Artes Cênicas na Rua, ambos da Funarte, para circulação do espetáculo “É das Palhaças que Eles Gostam Mais” (direção de Alexandre Luis Casali). Atua nos quatro espetáculos do grupo, com os quais já participou de festivais como o 1º Festival Internacional Diamantino de Circo (Vale do Capão), Festival de Humor e Performance (Salvador), Aldeia do Velho Chico (SESC Petrolina-PE), dentre outros.

"Insênicos", direção: Renata Berenstein
Por: Ricardo Borges
A mediação de grupo e co-facilitação da oficina será feita por Renata Berenstein de Azevedo, psicóloga (Universidade Federal da Bahia), palhaça e atriz. Renata Berenstein ganhou em 2008 o Edital de Direitos Humanos da Fundação Cultural do Estado da Bahia para realização do projeto “Em cena Insanidade”, uma proposta de oficina teatral com usuários do serviço de saúde mental. O projeto resultou no espetáculo “Insênicos”, que ficou em cartaz e, 2009 e 2010 nos teatros da Sala do Coro do TCA e Vila Velha.