O projeto



De volta em 2012, o projeto “Muito prazer, eu sou palhaço!”, contemplado em 2011 com o edital de Demanda Espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e o Prêmio FUNARTE/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, promoverá um total de seis oficinas gratuitas de palhaço, para adultos com deficiência intelectual, portadores de transtornos mentais e familiares destes dois grupos.

O projeto foi iniciado em 2011, com uma oficina que integrou a programação de verão do Espaço Xisto Bahia. As aulas são ministradas por Laili Flórez, palhaça, pesquisadora e professora, e Renata Berenstein, atriz, psicóloga e também palhaça.

Acreditamos que toda pessoa tem um palhaço dentro de si, que fala mais alto nos momentos em que nos permitimos brincar, ser inocentes e rir dos nossos próprios ridículos. Para as crianças, os idosos ou os deficientes encontrar-se com este palhaço pode ser ainda mais natural, pois estas pessoas muitas vezes possuem mais liberdade de brincar sem pudores ou julgamentos e de expor os ridículos que todo mundo tem.

As oficinas pretendem facilitar o processo de (re)encontro com o palhaço pessoal de cada participante, buscando trabalhar o auto-conhecimento, a criatividade, a expressividade e a auto-estima.

Segue video da matéria do programa Soterópolis, sobre a primeira oficina do projeto:

http://www.youtube.com/watch?v=5K4eegr6A70&feature=youtu.be